Pinte o sete com drywall!

 28 de Abril de 2020

Textos

As chapas de drywall aceitam qualquer tipo de acabamento, inclusive a pintura e texturas.

Lembre-se de fazer uma avaliação prévia da superfície que será pintada, corrigindo falhas nos tratamentos das juntas, bem como saliências ou rebaixamentos nos pontos das cabeças dos parafusos. Essa etapa é crucial para garantir a qualidade do serviço e evitar futuras patologias.

E, claro, use apenas tintas que atendam às especificações da norma ABNT NBR 15079 – Tintas para construção civil.

Você também pode sim aplicar texturas em drywall. Para isso, siga as recomendações a seguir:

• Aplicar fundo pigmentado diluído e deixar secar, conforme recomendação do fabricante.

• Aplicar uma ou duas demãos de textura. No caso de duas demãos, deixar secar, de acordo com a recomendação do fabricante, antes de aplicar a segunda.

Veja, também, algumas recomendações para manutenção da pintura:

• Para garantir a durabilidade, aguardar no mínimo duas sema- nas para limpeza da superfície pintada.

• Para a manutenção do aspecto estético da pintura, recomenda- se limpeza anual da superfície pintada para a remoção de maresia, poluição, microorganismos e outros contaminantes/sujeiras.

• Para limpeza da superfície pintada, usar água com detergente líquido neutro e esponja macia. A limpeza deverá ser efetuada de forma suave e homogênea, em toda a superfície pintada. Enxaguar com água limpa. O uso de produtos abrasivos pode danificar a superfície pintada.

• Não limpar a pintura com pano seco, pois poderá ocorrer o polimento da superfície (manchas brilhantes).

• Não se recomenda o uso de equipamentos que utilizem água quente ou vapor, pois podem gerar manchas indesejáveis.

• Em caso de manchas mais agressivas, como de caneta, lápis, gorduras, respingos de alimentos, etc., não removíveis com detergente líquido neutro e esponja macia, toda a superfície atingida deve ser repintada.

• Em caso de mofo, a superfície deve ser limpa com uma solução de água sanitária e água na proporção de 1:2. Deixe atuar por 4 horas e, em seguida, enxágüe com água potável. Este procedimento deve ser repetido após 15 dias, para evitar o reaparecimento do problema.

• Para remoção de pichações, aplicar o removedor adequado de acordo com a recomendação do fabricante da tinta utilizada, deixar agir por alguns minutos e, com o auxílio de um pano ou estopa, executar movimentos circulares e contínuos. Repetir este procedimento até total remoção. Ao final do processo, a limpeza da superfície pode ser efetuada com água e sabão.

• Caso necessário efetuar reparos e/ou retoques de pintura, pin- tar a parede por inteiro até uma descontinuidade (como um canto), pois a tinta sofre um envelhecimento natural e quando retocada somente em uma parte de uma parede, pode ocorrer diferença de aspecto, textura e cor.


Fonte: Pintura em drywall - O que é preciso saber - Associação Brasileira do Drywall

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail

 Nós respeitamos sua privacidade e somos contra o spam na internet.