Drywall e aula online

Transformar quartos de dormir em minissalas de aula e melhorar o isolamento acústico. Tudo isso – e mais um pouco – é possível com drywall

 27 de Janeiro de 2021

Textos Notícias

Entre as diversas mudanças de hábito trazidas pela pandemia, uma das mais marcantes é a nova relação entre as crianças e a escola. De aulas 100% online no ano passado a modelos híbridos agora – isso quando não fecha tudo outra vez –, as adaptações passaram também pela parte física dos ambientes residenciais.

Dividir os espaços, transformar quartos de dormir e brincar em minissalas de aula e melhorar o isolamento acústico, ponto fundamental para manter os pequenos concentrados em meio a tantas distrações. Tudo isso – e mais um pouco – é possível através da utilização de drywall.

A obra, em si, é muito rápida. Por exemplo, para executar 15 m² de paredes de drywall, dois instaladores trabalham por dois dias, prazo que saltaria para cinco dias se a parede fosse de alvenaria. Quer outro exemplo? Em uma reforma mais simples, ergue-se uma parede de drywall de 1 m² em meia hora; no método tradicional, por conta do reboco e da secagem, lá se vão 2h30.

Outro ponto positivo é a geração mínima de resíduos, cinco vezes menor do que a produzida quando se trabalha com tijolo e cimento. Lembre-se: a adaptação dos cômodos acontece, em regra, com a família dentro de casa. Quarentena, criança entediada e sujeira. Que tal?

Também se aproveita melhor os espaços usando o drywall para separá-los. Isso porque as chapas são 40% mais finas do que as paredes mais comuns de alvenaria. Assim, na ponta do lápis, quem opta pelo drywall como método de separação consegue um ganho de até 5% de área útil.

Por último, aquele tão bem-vindo isolamento acústico é onde o drywall mais se destaca. Não fosse assim, por que o material seria o preferido dos construtores de estúdios de gravação, cinemas, teatros e hotéis?

As tipologias padrão de paredes de drywall oferecem o mesmo nível de proteção acústica dos métodos tradicionais. Ocorre que, por ser um sistema industrializado e modular, o drywall possibilita a criação de soluções personalizadas para as mais diferentes demandas.

Em outras palavras, o construtor pode variar não só a quantidade de chapas utilizadas, mas também incluir materiais isolantes entre elas, como lãs minerais ou sintéticas, o que aumenta exponencialmente o nível de isolamento.

Só não vale esquecer da banda acústica. Trata-se de uma fita de alta densidade feita de polietileno expandido que, ao ser colada nos encontros entre as estruturas metálicas e o substrato (pisos, parede ou lajes), impede a passagem do som e evita que as chapas reverberem o ruído excessivo. 

Agora, mesmo com toda essa infra montada, é bom dar uma conferida de vez em quando no que os pequenos estão fazendo. Sabe como é, né? Da aula online de matemática para a última dancinha do TikTok bastam alguns cliques.  


 Comentários

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail

 Nós respeitamos sua privacidade e somos contra o spam na internet.

Instagram

Siga nosso Instagram: @trevodrywall