Soluções

Oferecemos as melhores soluções para diversos segmentos, confira:

Hotéis

O segmento hoteleiro é um importante consumidor de drywall em todo o mundo. Aliada à economia de investimentos na etapa de cálculo estrutural, por conta do baixo peso das chapas de gesso acartonado, chama a atenção das construtoras de hotéis a facilidade da instalação do sistema e a limpeza das obras.

No Brasil, o uso de drywall nesse segmento está em franca expansão, sobretudo porque, ao optar pelas chapas revestidas com um material isolante, caso da lã de PET ou vidro, as construtoras atendem à norma de desempenho NBR 15.575 no quesito isolamento termoacústico. Vale a pena ressaltar também que a chapa de drywall por si só, em função da higroscopia do gesso, já contribui com o aumento do conforto térmico dos ambientes.

Esse desempenho termoacústico superior reforça a privacidade entre os apartamentos, melhora a qualidade do tempo que os hóspedes passam no hotel e reduz as despesas com climatização. Fora que o drywall ainda oferece soluções sofisticadas em termos de design para a construção dos forros dos quartos, lobbies e restaurantes. 

Flix Hotel – Construtora MCZ Engenharia

Residências

As chapas de drywall ajudam a regular e estabilizar a temperatura dos ambientes internos. Isso quer dizer que a casa fica mais quente no inverno e fresca no verão, aumentando o conforto dos seus ocupantes. Tanto é assim que, muitas vezes, o drywall é usado até para corrigir o isolamento térmico da alvenaria. 

Essa questão do isolamento se estende também ao som – só quem tem um vizinho barulhento sabe como isso pode ser um transtorno. A proteção sonora de uma parede de gesso acartonado é, no mínimo, igual à de alvenaria. Todavia, para atender às mais exigentes especificações de isolamento acústico, o drywall permite composições de duas ou mais chapas e a inclusão de materiais isolantes, como lã de PET ou vidro.

Outro benefício pode ser notado durante as reformas. Ao utilizar chapas de drywall, é possível alterar o layout da casa de maneira rápida, prática e limpa, sem quebra-quebra, sujeira e entulho. O drywall também é uma excelente opção de material para quem gosta de abusar da criatividade, por exemplo, construindo forros e paredes curvas ou desenvolvendo projetos especiais de iluminação embutida.

Por fim, é totalmente possível instalar armadores de redes de dormir nas paredes de drywall. Basta utilizar reforços internos de madeira (tratada em autoclave e sem nó) ou tubos de aço, onde serão parafusados ou soldados os ganchos.

Supermercados

As maiores redes supermercadistas de todo o mundo utilizam o drywall. Quase sempre o prazo para construir uma nova loja é bem pequeno, por isso não há tempo a perder erguendo centenas de paredes de alvenaria.

Também é muito comum as cadeias de supermercado renovarem com certa regularidade o layout das suas lojas. Ao optar pelas chapas de gesso acartonado, a reforma acontece numa fração do tempo exigido pelos métodos tradicionais.

Vale a pena ressaltar ainda o conforto térmico e acústico proporcionado pelo drywall. Isso impacta diretamente na qualidade das horas em que os clientes passam na loja e, principalmente, na redução dos gastos com energia elétrica para manter a refrigeração do ambiente.

Escolas

Escolas construídas com o sistema drywall são espaços mais aconchegantes e agradáveis, pois a tipologia das paredes ajuda a regular a temperatura dos ambientes internos. A facilidade de instalação e o ganho de área útil também são benefícios importantes. 

Já o isolamento acústico excepcional do gesso acartonado é muito bem-vindo quando existe a necessidade de proteger os estudantes dos ruídos externos, ou mesmo impedir que o som de auditórios e teatros chegue até as demais áreas da escola.

Por ser um material que permite inúmeras soluções criativas, o drywall também contribui com a construção de ambientes mais lúdicos, modernos e que refletem os valores da escola.

Hospitais

As típicas vantagens garantidas pela utilização de chapas de drywall, como liberdade arquitetônica, menor tempo de execução da obra, ganho de espaço, superior índice de isolamento e redução do peso da estrutura também podem ser estendidas à construção de sistemas de proteção radiológica. A aplicação, ainda pouco conhecida no Brasil, é muito mais vantajosa do que o tradicional uso de alvenaria em salas de raios X dos hospitais. O uso de chapas de drywall com folha de chumbo garante que os níveis de radiação fiquem dentro dos parâmetros previstos nas normas da vigilância sanitária. 

Por fim, a instalação de bate-macas, barras de apoio e equipamentos hospitalares em geral também é plenamente possível em paredes de drywall.

Shoppings

A velocidade da obra é um dos principais chamarizes do drywall durante a construção de shoppings. Em regra, no confronto direto com as paredes tradicionais de alvenaria, as chapas de gesso acartonado demandam menos da metade do tempo para serem instaladas.

Mais: com o sistema drywall, a quantidade de entulho gerada é mínima, bem diferente do que acontece quando as paredes são erguidas com tijolo e cimento. Dessa forma, além do ambiente de trabalho ficar muito mais seguro e organizado, as construtoras gastam bem menos recursos com o descarte dos resíduos.

Outro diferencial do gesso acartonado é a industrialização da obra. Em outras palavras, desde o início do projeto sabe-se exatamente quanto será gasto, o que é fundamental para garantir o fluxo financeiro das construtoras. 

A escolha adequada dos sistemas de forro e da parede também terá um efeito significativo nos níveis de ruído e de reverberação. Os cuidados com a acústica são fundamentais para a qualidade e conforto dos usuários, principalmente nas salas de cinema.

Edifícios Comerciais

É muito difícil encontrar hoje em dia um edifício comercial que não tenha sido construído com drywall. Isso porque o material, além de facilitar as recorrentes alterações de layout, é resistente ao fogo. Ou seja, as chapas de gesso acartonado dificultam a ocorrência de inflamação generalizada no ambiente de origem do incêndio.

Resultante da combinação entre gesso, papel cartão e aditivos, a chapa comum de drywall – é chamada de standard (ST) e tem 12,5 mm de espessura – faz parte de um sistema construtivo que resiste a, no mínimo, 30 minutos de exposição ao fogo. No entanto, a depender da composição escolhida, esse tempo pode passar de uma hora. Já o sistema formado pela chapa especial de 15 mm e resistente ao fogo (RF), conforme a tipologia da parede ou forro, garante proteção superior a duas horas.

As chapas RF são indicadas para áreas de maior risco, como rotas de fuga, escadas e caixas de elevadores. Porém, é sempre importante ressaltar que a configuração mais simples já oferece meia hora de resistência ao fogo.

Entre em Contato

Preencha o formulário para enviar uma mensagem diretamente para nós ou ligue utilizando os telefones abaixo.


 Nós respeitamos sua privacidade e somos contra o spam na internet.

 Atendimento via Whatsapp  Perguntas Frequentes  Trabalhe Conosco

Nossos telefones:

 (88) 3571-6019
 (88) 3571-4561

;