Homem de fibra (e de gesso)

Conheça a trajetória de Jaime Freitas Lopes, fundador da Congesso

 26 de Maio de 2021

Textos Notícias Instalador Estudantes Distribuidor Construtora Arquiteto

Jaime Freitas Lopes, 49 anos, começou a trabalhar aos doze anos, quando sua família decidiu sair de Terra Boa, cidadezinha do interior do Paraná, e tentar a sorte em Maringá. Exerceu diversas atividades para complementar a renda familiar, entre elas, lavou carros e vendeu flores em porta de cemitério.

Por volta dos 16 anos, ele foi contratado como ajudante geral em uma renomada empresa de gesso da época, tendo seu primeiro contato com o material. Lá, aprendeu a fabricar estatuetas, placas, molduras e a entender todo processo fabril, inclusive no tocante à instalação.

Aos 27 anos, Jaime começou a fundir placas e a produzir diversos itens nos fundos de sua casa no período da noite e a instalá-los durante o dia. Nascia, assim, a Congesso.

O tempo passou e, em 2014, Maria, esposa de Jaime, deixou o banco no qual trabalhava. Unindo esforços, o casal passou a comprar materiais derivados do gesso para revender, tendo então seus concorrentes como clientes, visto que deixava a instalação para distribuir drywall.

Foi um começo tímido, com passos curtos, comprando de terceiros para poder revender, com uma média de oito pallets de chapas vendidos por mês. Passado algum tempo, graças ao aumento da demanda, Jaime recebeu a visita de Hugo Daudt, então representante comercial da Trevo Drywall, e Pricila Correali, diretora comercial da empresa. Era o início de uma grande parceria com a Trevo.

Com o fortalecimento dessa união, os negócios aumentaram e o crescimento foi inevitável: a Congesso saiu de um consumo de oito pallets para a casa de 140 pallets por mês.

Logística

A clientela de Jaime está bastante satisfeita com o desempenho das chapas da Trevo, ele garante. Então, a qualidade do portfólio da Congesso – hoje são mais de 150 itens – e a logística forte e bem bolada pelo seu fundador, que conta com uma grande equipe de entregadores e carros de diversos tamanhos para atender às necessidades de seus clientes, explicam, em boa parte, o sucesso da empresa.

Jaime relata que, quando trabalhava como instalador, sofria muito com a demora para que o material chegasse na obra, fazendo de tal experiência um aprendizado e tornando sua entrega o mais eficiente possível, para que seus clientes não sejam prejudicados. Dessa forma, a Congesso efetua a entrega na maioria das vezes no mesmo dia da compra.

A Congesso está em constante expansão, com o intuito de sempre atender às demandas de seus clientes e com alguns novos projetos para o decorrer dos anos, buscando ampliar o seu campo de atuação e o raio de atendimento.


 Comentários

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail

 Nós respeitamos sua privacidade e somos contra o spam na internet.

Instagram

Siga nosso Instagram: @trevodrywall