Precisamos falar sobre perfis

Fabricar, vender ou instalar perfil metálico fora da norma é crime

 11 de Agosto de 2021

Textos Notícias

Há muito relativismo em quase todas as áreas da vida. Uma coisa depende da outra, aquilo não é bem isso, e por aí vai. Contudo, há situações em que não existe espaço para dúvidas. Pão, pão, queijo, queijo. Quer um exemplo? Fabricar, vender ou instalar perfil metálico fora da norma é crime. Ponto final.

Gostaria de mais uma verdade absoluta? Não existe perfil de “segunda linha”. “Este aqui é uma segunda linha da empresa X, mas é tão bom quanto a primeira”. Mentira. “Segunda linha” é um mero eufemismo para perfil fabricado em desacordo com a NBR 15.217.

Descobrir se o perfil é normatizado não exige complexos trabalhos de investigação. Basta checar se há na superfície do produto a gravação que identifica o fabricante, além de outras informações, como tipo e comprimento do perfil, norma que atende, data de fabricação, espessura do aço e classe de revestimento do zinco.

Se não existe essa gravação, desconfie. E pergunte-se: por que uma empresa idônea, disposta a fabricar um bom perfil, produzido de acordo com a norma técnica, deixaria de gravar a sua marca, uma exigência da ABNT?

Agora, por que todo esse alarde? Simples: perfis fabricados fora da norma não apresentam os índices de resistência mecânica e química necessários para uma instalação segura. Isso significa que, com o provável colapso do perfil, acabaram acontecendo prejuízos não só materiais, mas físicos também, com pessoas se machucando.

A Trevo Drywall não fabrica perfis e suas variações – montantes, guias, cantoneiras e tabicas –, mas os distribui. Desnecessário dizer que 100% dos perfis comercializados pela empresa foram produzidos de acordo com a NBR 15.217. Itens fundamentais para a instalação de chapas de drywall – essas, sim, fabricadas pela Trevo –, perfis normatizados são determinantes para o sucesso do sistema.

E para o desenvolvimento sustentável de toda a cadeia da construção a seco.


 Comentários

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail

 Nós respeitamos sua privacidade e somos contra o spam na internet.

Instagram

Siga nosso Instagram: @trevodrywall